CONTRATACAO-AUTONOMO

TRABALHADOR AUTÔNOMO: Como contratar de forma correta?

Há vantagens na contratação de trabalhador autônomo?

Sim, porém a empresa deve se atentar as regras dessa modalidade de contratação para não caracterizar o vínculo de emprego.

Quais as vantagens na contratação de autônomo?

  • Não existe encargos trabalhistas como FGTS, horas extras, 13º salário, férias, etc;
  • A contratação pode ocorrer por um curto prazo de tempo.

Atualmente a CLT (Lei Trabalhista) permite que o contrato de trabalho autônomo tenha cláusula de exclusividade e continuidade. Sendo assim, o trabalhador poderá trabalhar todos os dias ou em dias específicos para a empresa (trabalho contínuo) e não poderá prestar serviços para outras empresas (exclusividade).

É importante observar que, apesar de estar autorizada a continuidade e a exclusividade, o trabalhador autônomo NÃO poderá ser subordinado à empresa. Consequentemente o próprio trabalhador que determinará a forma de desenvolver o seu trabalho sem se sujeitar ao controle e as ordens da empresa que o contratou.

No entanto, se o trabalhador for subordinado à empresa, estará caracterizado o vínculo de emprego. Como resultado disso a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) deverá ser assinada e todos os direitos trabalhistas deverão ser pagos, ou seja, causará um grande rombo no caixa da empresa.

Como contratar o autônomo?

  • O trabalhador deverá estar inscrito no Cadastro de Contribuinte Municipal na prefeitura do município que os serviços serão prestados;
  • O trabalhador deverá estar inscrito junto a previdência social (INSS);
  • A empresa deverá elaborar um contrato de prestações de serviços contendo: o tipo de serviço, preço e tempo da prestação de serviços;
  • O pagamento do trabalhador autônomo deverá ser feito por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) onde deverá ser destacado o valor da contribuição previdenciária (INSS) pago pela prestação de serviços.

Para evitar descumprir qualquer um dos requisitos para a contratação do trabalhador autônomo e causar prejuízos financeiros e trabalhistas para a empresa, recomenda-se, SEMPRE, o auxílio de advogado trabalhista.

Lembre-se: assessoria jurídica não é gasto, é investimento!

Clique aqui e veja como evitar um processo trabalhista na sua empresa.

Published by

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *