advogado trabalhista

Como escolher um advogado trabalhista?

Você está precisando de um advogado trabalhista porém não conhece nenhum e também não recebeu indicações de outras pessoas?

A primeira coisa que você deve ter ciência é que um bom advogado trabalhista precisa ter experiência na área, assim as chances de garantir seus direitos trabalhistas aumentará.

Veja a seguir 06 dicas para você contratar esse profissional:


1 – CONFIRA O REGISTRO PROFISSIONAL (OAB)

Apenas pessoas inscritas na OAB podem exercer a advocacia. A lista de advogados ativos e regulares está no site da OAB Nacional.


2 – VEJA A ÁREA DE ATUAÇÃO

A advocacia possui muitas áreas de atuação (família, criminal, consumidor, trabalhista, etc) e nada impede o advogado de fazer todas elas, porém somente os bons advogados costumam se especializar em 01 ou 02 áreas.

Sendo assim é MUITO importante que você escolha o advogado que é especialista na área que você está precisando.

Por exemplo, se você precisa de um advogado criminal não recomenda-se escolher um advogado especialista na área trabalhista ou vice-versa.


3 – COMPROVAÇÃO DE ESPECIALISTA

Como saber se realmente o advogado é especialista na área?

O advogado é especialista pelo tempo de atuação ou através do curso de pós graduação (título/certificação de especialista) que foca em estudos intensos e específicos somente naquela área.

Por exemplo, um advogado que atua na área apenas há 01 ano não pode ser considerado especialista. No entanto se ele concluir o curso de pós graduação poderá ser considerado.

Já um advogado que atua somente naquela área há mais de 10 anos poderá ser considerado um especialista mesmo sem ter feito a pós graduação. Afinal o tempo de experiência, as vezes, pode ser mais relevante do que o título/ certificação de especialista.


4 – EXPERIÊNCIA NA ÁREA

Um advogado que é experiente na área está sempre atualizado, principalmente no Direito Trabalhista pois cada região (Estado) tem suas próprias particularidades.

Sendo assim, pesquise na internet artigos informativos que o advogado escreveu, veja se ele é bem avaliado no Google e, por fim, pergunte sobre processos parecidos com o seu e como foi o resultado.


5 – PREZE PELO BOM ATENDIMENTO

Escolha o advogado que te deixe à vontade, que te escute e que tenha paciência em explicar todas as questões que você tenha dúvida.

MAS ATENÇÃO: um bom atendimento não é aquele em que o advogado tem que falar tudo o que você quer ouvir, ou seja, se ele disser que você não tem direito à determinada coisa, é porque você não direito.

Preze pelos profissionais que são sinceros com você!


6 – CAUSA GANHA

Fuja dos advogados que prometem “causa ganha”, pois NUNCA será possível confirmar se o cliente irá ganhar ou perder o processo.

O máximo que um advogado consegue precisar é se há fundamento jurídico e provas suficientes para se buscar aquele direito. Logo, com a experiência que ele tem, a chance de ganhar poderá aumentar, mas NUNCA será garantida.

Em suma, o advogado que promete “causa ganha” infrige diretamente o Código de Ética da OAB, então FUJA do profissional que não respeita seu próprio código profissional.


Ficou com alguma dúvida? Está precisando contratar um advogado trabalhista?
Entre em contato conosco!

Published by

2 Replies to “Como escolher um advogado trabalhista?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *